Qualificação de Fornecedores em Serviços Logísticos

Constatamos na prática que grande parte das empresas acaba realizando o processo de qualificação de fornecedores de serviços logísticos de forma superficial, deixando de verificar aspectos importantes que poderiam, se avaliados, representar melhores condições técnicas e comerciais.
No início do processo de qualificação, é necessário que a empresa faça uma breve “lição de casa” definindo detalhadamente os serviços a serem contratados e o nível de qualidade esperado. É fundamental que a empresa esteja absolutamente certa do que espera do fornecedor, e para isso todas as áreas envolvidas devem ser consultadas, preferencialmente constituindo um comitê de avaliação. Em alguns casos específicos, até mesmo os terceiros interessados no processo devem ser envolvidos (como por exemplo: clientes e fornecedores).
A lição de casa termina com a elaboração de um pequeno dossiê, com o objetivo de apresentar às empresas selecionadas informações sobre a empresa em geral, os produtos e as operações que serão o foco dos serviços.
Ao final do processo, uma ou mais empresas poderão ser “rankeadas”. É importante que nesse processo inclua-se uma avaliação da saúde financeira do prestador de serviços, visando prevenir problemas futuros e transtornos indesejáveis.
Da mesma forma, é fundamental que sejam avaliados os aspectos de manutenção de equipamentos e instalações, além da adequação ao cumprimento das exigências de proteção ambiental e de saúde ocupacional dos funcionários, incluindo-se a verificação de autorização dos órgãos públicos e do meio ambiente.
Artigo de minha autoria publicado no Guia Log em nov 2004

           

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