Supply Chain Management

A Supply Chain (em português Cadeia de Abastecimento) considera o conjunto de organizações que mantêm relações do início ao fim da Cadeia Logística, criando valor como produtos ou serviços, envolvendo as atividades de suprimentos, planejamento, produção, gestão de armazenagem, distribuição e transportes. Trata-se de uma visão ampla do processo logístico, além das fronteiras da empresa, com foco em eficácia, resultado da integração sinérgica, e não somente, na eficiência individual das diversas atividades

Na visão Supply Chain, o que importa é a redução dos custos logísticos globais – isto é, o resultado dos custos na última linha – aceitando-se aumentos individuais de custos em algumas atividades, que possam ser compensados por reduções maiores em outras.

Por exemplo, é aceitável na visão Supply Chain, um aumento no custo de armazenagem de materiais, de forma a permitir consolidar cargas e reduzir custos de transportes, se isto gerar uma redução na soma dos dois custos. Assim, a busca é pela maior sinergia das atividades, sem análises e metas de redução pontuais, e sim ações sistêmicas onde cada área faz sua parte pelo resultado global.

As empresas líderes estão hoje atuando fortemente na integração dos participantes da sua Cadeia de Abastecimento. Devemos considerar que a competição nos dias de hoje não se dá somente ao nível das organizações, mas principalmente no nível das Cadeias de Abastecimento de cada uma delas. Sobreviverá quem investir na integração e na busca contínua do menor custo logístico total.

Comentários

Postagens mais visitadas