A Logística nos Hotéis
A partir de 2013, teremos vários eventos ocorrendo no Brasil, que atrairão grande fluxo de pessoas. Em 2013 a Copa das Confederações, 2014 a Copa e 2016 as Olimpíadas no Rio de Janeiro, necessitarão de uma rede hoteleira capaz de atender a clientes muito exigentes.
É importante que neste momento, os profissionais da hotelaria tenham
uma visão geral do processo logístico, que engloba atividades como
suprimentos (compras, gestão de materiais, armazenagem), processos
(atendimento, manutenção, organização e serviço ao cliente), fortemente
envolvidas na atividade dos hotéis.
Abaixo, indico aspectos para os quais devem ser aplicados conceitos logísticos no setor hoteleiro:
Serviço ao
cliente (“Customer Service”): responsável pelo meio de campo entre as
atividades “produtivas” que seriam no caso dos hotéis, a preparação dos apartamentos, restaurante, suporte a
eventos e serviços agregados, e as de marketing e vendas. Nos dias de
hoje, não há como “vender” uma imagem e oferecer um serviço não
condizente, sem perda de hóspedes.
Treinamento: Forte treinamento, formação e atualização são necessários, principalmente
para quem está na linha de frente – atendentes de balcão, camareiras, garçons,
pessoal de manutenção, enfim, todo mundo que de alguma forma tenha que ter
contato com o hóspede.
Gestão de relacionamento com o Cliente: dependendo do porte do hotel, recomenda-se a utilização de softwares da família CRM (Customer Relationship
Management), visando manter um banco de dados atualizado de todos os hóspedes, sobre suas preferências pessoais visando “fidelizar” através do oferecimento pró-ativo de serviços personalizados.
Gestão de Suprimentos: Talvez a hotelaria seja um dos setores, onde o nível de serviço
(relação entre solicitações dos clientes realizadas e as atendidas) tenha que
ser necessariamente 100% o que quer
dizer que os estoques devem ser muito bem geridos para que não ocorra quebra do serviço ao hóspede (falta de itens) gerando insatisfação e prejudicando a imagem do hotel, e ao mesmo tempo evitar excessos, cujos impactos financeiros também podem ser grandes. A utilização de metodologias de gestão de estoques similares às praticadas na
indústria, suportadas por tecnologia de
informação (softwares tipo WMS - Warehouse Management Systems, VMI - Vendor Managed Inventory entre outros), ajudam nos processos de suprimentos (lead-time de aquisição, gestão de lotes, estoques mínimos, pontos de pedido, consumo médio, cobertura dos
estoques) e gestão física dos estoques (localização dos produtos, controles de
lote e validade, gestão dos inventários de materiais – cíclicos ou rotativos).
Relacionamento com Fornecedores: Deve-se dar importância ao desenvolvimento do relacionamento com fornecedores, incluindo-se aí, programações
de compras, gestão de estoques pelo fornecedor,
contratos com nível de serviço acordado entre fornecedor e cliente (SLA –
Service Level Agreement), visando garantir a melhor gestão, qualidade
dos serviços e ao mesmo tempo, redução de custos operacionais.
Gestão de movimentação e armazenagem de materiais: Normalmente o projetos das instalações de um hotel, tem foco na
funcionalidade e aparência dos locais frequentados pelos clientes, esquecendo-se dos locais de suporte,
especificamente os locais de estocagem, o que pode
causar vários inconvenientes, como a falta de espaço,
armazenagem inadequada, dificuldades na movimentação e recebimento de materiais, gerando altos custos operacionais, reduzindo a qualidade do serviço ao hóspede.
Resumo e adaptação do artigo de minha autoria publicado na Revista Hotelnews:
http://www.revistahotelnews.com.br/2006/ssHome/index.php?id=6&subId=1274&edicao=345&meio=../ssEdicoesAnteriores/meioEdicao.php&y=2008
http://www.revistahotelnews.com.br/2006/ssHome/index.php?id=6&subId=1274&edicao=345&meio=../ssEdicoesAnteriores/meioEdicao.php&y=2008
Olá ! Faço MBA Executivo em Cadeia de Suprimentos e Logística, ótima dica. Obrigado !
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