e-commerce e as atividades de Logística e Supply Chain



A compra de produtos pelo canal e-commerce é hoje uma realidade que já faz parte do cotidiano do cidadão comum. 


Incentivada pelo avanço da tecnologia da informação, a compra de produtos é feita em qualquer lugar, seja casa ou no trabalho usando desktops e notebooks, durante os períodos de deslocamento em um ônibus ou no metrô, usando tablets e smartphones, e até mesmo dentro de lojas e supermercados!

A comodidade é o principal fator que incentiva a compra pelo canal e-commerce, o cliente não quer ter mais trabalho para comprar e receber seu produto. E estas pontas precisam ser muito bem trabalhadas: a venda e a distribuição.

Para que se efetive a venda, normalmente é necessário que o produto esteja disponível. Este é hoje um dos grandes desafios do segmento, pois ainda é relativamente comum o cliente entrar em um site com a intenção da compra e ver a mensagem “produto indisponível”. Nesta situação, a logística já é prejudicada na partida.

Para que o produto seja entregue ao cliente, os canais de distribuição devem estar muito bem estruturados e dimensionados para atender as expectativas e desejos cada vez mais desafiadores dos consumidores.

Supply Chain


O primeiro passo para que se desenhe uma estratégia logística é entender adequadamente a Cadeia de Abastecimento, desenvolvendo relacionamento com fornecedores focado na colaboração. É fundamental que neste processo, o dimensionamento dos estoques seja extremamente bem planejado, de forma a evitar faltas e excessos.

A análise da cadeia de valor e o desenho da malha logística, são fundamentais para a eliminação das perdas que podem ocorrer durante o processo, como tempo, avarias, falta de espaço, falta de veículos de transportes, atrasos, etc.

Planejamento da Demanda e S&OP

Dizem que o planejamento da demanda e os processos de S&OP – Sales and Operations Planning – Planejamento de Vendas e Operações, se adequam somente a empresas industriais, o que absolutamente não é verdadeiro. É de extrema importância que as empresas do segmento e-commerce entendam a necessidade do Planejamento Colaborativo.

O entendimento do comportamento da demanda deve direcionar a execução do "forecast" (previsão de venda) orientando para adequação dos processos de aquisição de produtos, dimensionamento dos estoques e distribuição ao cliente, incluindo-se aí a contratação do transporte, ponto absolutamente crítico neste processo.

Softwares de Planejamento de Estoques e Demanda

A quantidade de SKUs comercializados por uma empresa de e-commerce normalmente é bastante grande, e a previsão das vendas, bem como o dimensionamento dos estoques são atividades de alta complexidade. A utilização de um software especialista, com alta capacidade de processamento e algoritmos matemáticos avançados, aumenta a acuracidade nestas atividades, gerando grandes economias, contribuindo para o aumento das margens em um mercado onde vender por menos é um importante diferencial competitivo.

Centros de Distribuição

Um dos grandes segredos do sucesso de uma empresa de e-commerce é possuir uma estrutura logística adequada para a realização das operações, partindo do armazém propriamente dito, onde os produtos são estocados e processados. Os processos de estocagem são fundamentais para a produtividade na utilização do espaço cúbico (redução de custos), e ao mesmo tempo na agilidade da separação.

Considerando que o perfil dos pedidos feitos pelo e-commerce é de altíssimo fracionamento, é natural que com ganho de escala das operações, seja cogitada a implantação de sistemas de movimentação e armazenagem automatizados tais como transelevadores, carrosséis, sistemas de separação por voz e luz, sorters, etc., que proporcionam maior velocidade, maior acuracidade, redução de erros e do custo da mão-de-obra. Em países mais desenvolvidos, sobretudo na Europa e Estados Unidos, é relativamente comum encontrar este tipo de solução. No Brasil temos tido um grande crescimento nos últimos anos, mas ainda estamos bastante atrasados.

Processamento do Pedido

Além da estrutura física do armazém, há a necessidade de se investir em sistemas que façam o tratamento do pedido, de forma a minimizar o tempo de ciclo, entendendo que parte do processo é puramente administrativo. Para isto, os sistemas de transmissão de dados considerando os circuitos cliente - e-commerce; e-commerce - instituição financeira; e-commerce – transportadoras estejam muito bem desenhados e operacionalizados, com foco na qualidade e velocidade da informação. Os tempos relativos a aprovação do pedido, que dependem da liberação da instituição financeira, e da sua separação, que dependem da transmissão da informação ao armazém devem ser monitorados em tempo real, e ocorrer se possível em poucos minutos.

Transporte e Distribuição

Produto separado, produto disponível para distribuição. Neste ponto é necessária a atenção para que ocorra um perfeito casamento entre o planejamento da produção do CD e da coleta da empresa de distribuição e transportes.

Não se pode admitir uma rápida separação, e depois uma espera de horas ou até dias do produto disponível no CD. Como o perfil é de cargas bastante fracionado como já comentado, a frequência de coletas deve ser alta, porque na quase totalidade dos casos, ainda haverá o transbordo da carga na empresa de distribuição com um gasto adicional de tempo.

Deve-se considerar ainda que muitas cargas terão redespachos consecutivos e serão entregues em locais distantes, onde a frequência é menor e uma mínima perda de tempo pode acarretar em uma grande espera até o próximo embarque.

A Importância de um Projeto Logístico Integrado

A atividade de e-commerce possui muitos pontos críticos, e é altamente complexa. Equívocos durante a implementação podem custar o próprio sucesso da operação. Recomenda-se sempre, buscar apoio especializado quando o assunto for implementar uma nova operação de e-commerce.

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