Caminho para Implementar o S&OP em sua Empresa


Muitas empresas querem implementar o S&OP (Sales and Operations Planning – Planejamento de Vendas e Operações), que consiste em um modelo de Planejamento Colaborativo em nível tático. 


A principal função principal do S&OP é oferecer uma visão de plano agregado em curto e médio prazo, normalmente 18 a 24 meses, abrangendo as necessidades de vendas, operações, suprimentos e financeiras da empresa. 

Através da revisão mensal, o procedimento preenche uma lacuna comum nas empresas, fazendo a ligação entre o Planejamento Estratégico com os processos de Planejamento Operacional e Programação de Vendas, Produção e Suprimentos.

A característica que torna este modelo particular, é a participação colaborativa das diversas áreas participantes acima mencionadas, que elaboram o plano e se comprometem a executá-lo, sendo medidas mensalmente. 

O segredo para o sucesso é a qualidade do processo de implementação, e neste aspecto as empresas falham pela falta de metodologia e conhecimento adequado.

Um caminho que recomendamos, é a realização de uma série de reuniões e Workshops com os interessados chaves, para a busca do comprometimento da equipe, documentação dos procedimentos e decisões, listas de exceções, etc.

Outro caminho é começar entendendo as experiências de outras empresas e buscando conhecer as melhores práticas, que servem como um guia inicial para a customização e adequação dos processos para a realidade da empresa.

E antes de tudo, você deve se certificar de que o que você estiver tentando fazer, não tenha sido feito ou tentado por alguém antes. Não tente inventar a roda, se quiser ter sucesso na implementação, busque o apoio de especialistas.

Para complementar, sugiro assistir aos vídeos abaixo:


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