Aspectos técnicos para aquisição correta de Transportadores Contínuos

A aquisição de transportadores contínuos deve ser feita com base em um estudo técnico minucioso de forma a identificar as reais necessidades de movimentação.

Os primeiros transportadores contínuos foram desenvolvidos para movimentar cargas rápida e eficientemente entre dois pontos, em percursos fixos, sendo atualmente muito utilizados em linhas de produção ou montagem seriada.
Existem no mercado vários tipos de equipamentos, apropriados para as mais diversas aplicações.  Um estudo técnico aprofundado, considerando as necessidades do produto e do processo, é fator fundamental para a aquisição do equipamento correto.

Tipos e aplicações

Os transportadores aéreos como teleféricos, monotroles, monotrilhos, transportadores “power-and-free” ou de corrente, são em geral, recomendados para produtos com alto volume de movimentação, permitindo o deslocamento acima das máquinas, em locais em desnível ou ainda entre prédios. Estes sistemas têm grande aplicação em linhas de montagem, frigoríficos, fundições além de processos como pintura, jateamento e inspeção.
Cargas de menor volume e peso como caixas, pacotes ou sacarias, muito comuns nas indústrias de autopeças, eletroeletrônica, química, farmacêutica, de cosméticos, no processamento de alimentos industrializados, portos e aeroportos, utilizam transportadores de correias planas, de esteiras, de esfera ou com rodízios. Transportadores / elevadores de canecas são indicados para alimentação de materiais a granel, líquidos e pastosos. Já os transportadores de rosca sem fim, os vibratórios e os pneumáticos são utilizados tanto na mineração quanto nas indústrias de processamento de grãos para o transporte de produtos a granel ou em pó.

Funcionalidades

O aumento constante da demanda, a  diversificação de produtos, e a evolução tecnológica dos processos produtivos, obrigam os fabricantes a criar novas funcionalidades para o transporte contínuo de cargas.
A tendência atual é o desenvolvimento de transportadores que possibilitem o uso de tecnologia, considerando:

·  Permitir o controle informatizado do processo  on-line e real-time;
·  Acoplar sensores óticos e/ou células de carga para sortimento e rastreamento dos produtos;
·  Combinar aplicações que permitam utilizar leitores de códigos de barras ou antenas de rádio-freqüência para leitura de “tags” (RFID).

Aquisição

Para uma correta aquisição de transportadores contínuos, é necessário, além de conhecer as funcionalidades oferecidas pelos diversos tipos de equipamentos, realizar uma análise das necessidades da aplicação, cujos principais aspectos listamos abaixo:

1.Características físicas do material a ser transportado;
2.Velocidade do processo;
3. Layout (arranjo físico das áreas);
4.Cuidados especiais para a conservação do produto durante o transporte;
5.Riscos de acidentes;
6.Tecnologia embarcada;
7.Manutenção do equipamento;
8.Peculiaridades do processo;
9.Custo de aquisição.

Um “benchmarking” com outras empresas que possuem processos similares é importante, porém, a definição do equipamento a ser adquirido deve se basear principalmente nas conclusões de um estudo técnico, de forma a atender às necessidades específicas da aplicação, que possam proporcionar a melhor relação entre custo de aquisição e benefícios operacionais.

Publicada na Revista Logistica, autor Wagner Salzano

Comentários

Postagens mais visitadas